A importância do Data Mining para a tomada de decisões

data mining na tomada de decisões

Compartilhe

Você sabe muito bem que as empresas lidam, atualmente, com um volume gigantesco de informações que ficam armazenadas em bancos de dados digitais, não é mesmo?

E como extrair os dados mais relevantes que podem ajudar na tomada de decisões estratégicas das empresas? É exatamente aí que entra o Data Mining ou mineração de dados, como também é conhecida.

Assim, essa exploração minuciosa de dados vai criando valor para o seu negócio, uma vez que ela busca oportunidades e/ou identifica problemas por meio de um diagnóstico do comportamento do mundo dos negócios.

E como sua empresa ganha com isso? É simples. Conhecimento é tudo, não é mesmo? Então, ter em mãos todo esse conhecimento consolidado e validado estrategicamente é a chave do sucesso, principalmente sabendo utilizá-lo da melhor forma, trazendo vantagens.

Se você tiver se interessado por esse assunto e quiser aprender mais, continue a leitura e veja como essa ferramenta pode contribuir positivamente para a sua empresa, tornando-a mais mais competitiva!

Boa leitura!

O que é Data Mining?

Antes de avançarmos no assunto, vamos retomar o conceito de Data Mining.

Resumidamente, pode-se dizer que Data Mining, ou mineração de dados, é um processo de conversão de dados brutos em informações estratégicas.

Mas você deve estar se perguntando como isso é feito exatamente, não é mesmo?

Vamos lá!

Por meio de um software específico, são coletados e armazenados dados eficazes e importantes para as empresas. Essa ferramenta analisa esses dados – através de algoritmos – de acordo com o que os usuários/consumidores fazem (padrões de comportamento), criando classes ou segmentação de informações.

Qual a importância da Data Mining para sua empresa?

Agora vamos um pouco além: qual é a finalidade dessa pesquisa de dados?

O objetivo dela está alinhado ao foco de toda empresa: aumentar vendas e reduzir custos.

E ainda: com os dados coletados, as empresas aprendem mais sobre seus clientes, bem como quais estratégias de marketing precisam desenvolver para o sucesso do seu negócio.

São três etapas desse processo: exploração, construção do “padrão” e validação.

Na prática, o Data Mining aproveita o conhecimento extraído de todo patrimônio digital.

Com isso, as empresas podem aplicar esse conhecimento de várias formas.

Quer saber como? Ela é usada para:

  • Segmentar/classificar seus clientes com base no potencial de compra para oferecer ofertas específicas etc.
  • Classificar os clientes como bons ou maus pagadores
  • Identificar vendas de produtos específicos em determinado período e, assim, oferecer produtos associados
  • Fazer previsão das tendências do mercado
  • Antecipar crises
  • E muito mais!

Ou seja, com tantas informações, sua empresa fica à frente da concorrência!

Agora entenda, no próximo tópico, a relação do Data Mining com o Big Data.

Entenda como o Data Mining pertence ao universo Big Data

Com o avanço tecnológico, foi criado um grande universo de dados disponíveis na internet chamado Big Data.

Já o Data Mining, como vimos, é um método utilizado para extrair esses dados essenciais desse universo.

Quando extraídos, eles são organizadas, ou seja, são transformados em informação de qualidade, que é justamente o que uma empresa precisa para a tomada de decisões estratégicas.

Agora você já sabe como o Data Mining pode contribuir para o seu negócio, não é mesmo?

Mas se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto ou se o Data Mining ainda não é aplicado ao seu negócio, entre em contato conosco!  A Logical Minds tem a solução personalizada que a sua empresa precisa. Ou se você já utiliza essa ferramenta, compartilhe conosco a sua experiência comentando abaixo.

Veja também

tendencias de RH
RH

Tendências de RH para 2025

O setor de Recursos Humanos está fervilhando com as novas modalidades de avaliação, redescoberta de skills e os impactos da avalanche de conhecimento trazidos pela

Logical blog devops
Outsourcing

O Que são DevOps e como contratar?

DevOps é uma abordagem cultural, metodológica e técnica que visa integrar e otimizar o trabalho das equipes de desenvolvimento de software (Dev) e operações de